Atualização SAMSUNG GALAXY TAB GT-P1000L Android 4.1

|


Olá amigos que acompanham o blog, hoje consegui realizar algo que a meses venho tentando. Atualizar o Android de meu Tablet P1000L para o Jelly Bean (4.1). Quero deixar claro que eu sou só um catalisador, um transmissor do trabalho dessa equipe, que, para a versão do GalaxyTab, é encabeçada pelo brasileiro Humberto Borba (HumberOS), todo o crédito dessa façanha é dele e de sua equipe, por isso, os links que disponibilizarei serão passados a partir do blog dele. É claro que há uma comunidade envolvida, não quero nenhum mérito a mim, apenas estou ajudando quem deseja muito sair do Android 2.2 e 2.3 para esse modelo de tablet. Então vamos lá!

Antes de tudo! Eu não sou responsável pelas suas atitudes em seu aparelho! Leia passo a passo, pois não responsabilizo pela integridade de seu aparelho! Não obrigo ninguém a fazer isso, faça por sua conta e risco!

O que funciona e o que não funciona?
Funciona: GPS, Câmera, Flash, 3G, Wifi, Telefone, Giroscópio, SDCard, Teclas Sensitivas.Não funciona: Televisão Digital ou Analógica.
É possível que no momento em que você esteja lendo este post, já haja uma versão com TV no blog do Humberto, mas segundo ele, é pouco provável. Mas convenhamos aqui mesmo em Rondonópolis/MT nunca consegui um canal com qualidade! Só em grandes cidades!

Pacote com itens para instalar ROM+Programas (Baixar).

Preparando o GalaxyTab (ou Pensando, será que vai dar certo?)
A primeira coisa a se fazer é preparar o GalaxyTab para receber a atualização, para isso é necessário instalar alguns arquivos e programas no aparelho.Certifique-se que o seu GalaxyTab esteja pelo menos com 50% da bateria carregada. Se a bateria acabar no meio da instalação, é provável que aconteça algum problema sério com ele.
Esteja com a versão mais atual do Android instalado, o Gingerbread (2.3.3), é a versão mais atual do dispositivo e pode ser instalado diretamente pelo Kies.
O Kies deve estar instalado em seu computador na sua versão mais recente, somente assim ele reconhecerá todos os drivers do GalaxyTab.
Agora, você deve instalar o ROM Manager no seu Android, ele permite que a atualização possa ser feita diretamente pelo dispositivo.
Este tutorial foi feito em cima da versão P1000L, com 3G. No site do HumberOS, você também pode encontrar os links das ROMs para a versão só com wi-fi. (Breve tento fazer tutorial para os modelos P1010).

Para te dar a permissão de super-usuário, siga as seguintes etapas:
Coloque o GalaxyTab em modo de depuração USB: Com ele desconectado do computador, vá em Configurações>Aplicações>Desenvolvimento>Depuração USB. Conecte-o no computador em seguida. Se o Kies estiver instalado, ele irá reconhecer sem problemas o seu dispositivo;
Baixe o Arquivo ROOT-busybox-su. Já está dentro do pacote com todos os arquivos para instalar (1.ROOT-busybox-su), abra ele e execute o arquivo runme.bat;
Atualização: SOMENTE se você tiver problemas com o super user acima, podes tentar uma dessas duas opções: 1- Unlock Root ;2. GooglePlay: SuperUser
Se funcionou corretamente, o seu tablet vai reiniciar automaticamente e aparecerá um ícone SuperUser nos aplicativos instalados;
Volte para Configurações>Aplicações>Desenvolvimento e DESMARQUE a Depuração USB;
Abra o app do Rom Manager no seu Android e aceite os termos.
Copiando a ROM e os arquivos necessários.
Antes de instalar o novo Kernel, é necessário baixar a ROM que vai ser utilizada e os Aplicativos do Google (o conjunto que inclui o GooglePlay, o gTalk, os Serviços, etc.)
No meu caso, baixei a versão P1000L, que é a versão do GalaxyTab original com 3G. Se tiver dúvida, na parte de trás, em baixo, do seu aparelho, tem escrito o modelo. Se quiser procurar por uma versão mais recente, vá para a página inicial do HumberOS e verifique.
Baixe também, o gApps (Google Apps). Senão não vai conseguir baixar os apps pelo Google Play e serviços. (Já incluído nos arquivos para instalar).
Ligue o GalaxyTab no Computador, pelo modo de transferência USB (aquele que funciona como PenDrive) e copie para a raíz do seu aparelho os arquivos que você acabou de baixar (A ROM e o GAPPS).

Atenção! Não passe para o próximo passo sem ter certeza que você copiou esses arquivos para a raiz interna de seu aparelho! Pois depois daqui o touchscreen ficará bloqueado e você não conseguirá habilitar as pastas!

A instalação não apaga os seus arquivos como fotos, vídeos, etc. Mas, por precaução, faça um backup antes de continuar. Retire o cartão SD e o SIM Card.
Instalando o novo Kernel (ou Aperta bem as Pampers!)
Essa foi a parte da instalação que mais me assustou, afinal, trata-se da instalação de um novo Kernel. Para instalar, você vai precisar primeiro baixar a versão para o Android 4.
A versão que eu peguei foi a Overcome_Kernel_v4.0.0, que eu baixei diretamente pelo blog do HumberOS. (Está dentro do pacote com o nome 2.Overcome_Kernel_v4.tar);
Em seguida, é necessário instalar o Odin. Para quem já instalou ROMs, o Odin é bem conhecido. Ele serve para instalar e modificar arquivos do sistema de aparelhos que usam o Android como Sistema Operacional.
A versão do Odin que eu usei é a 1.85. (Está no dentro do pacote com o nome 3.Odin3-v1.85).
Para continuar vamos seguir os seguintes passos:
 - Verifique se a bateria do GalaxyTab está em pelo menos 50%;
- Desconecte-o do Computador;
- Desligue o GalaxyTab;
-Coloque-o em Modo de Download: Segure Ligar + Diminuir Volume (-);
Ligue-o no Computador.
-Abra o Odin;
-Certifique-se que Auto Reboot e F. Reset Time, no grupo Option, está selecionado no Odin (por padrão está);
-Clique em PDA e selecione o arquivo o Kernel_v4.0.0.tar, baixado anterioremente;
- Clique em Start.
Se tudo der certo, ele vai reiniciar. Uma voz metálica assustadora, que quase não dá para entender o que ela fala irá pedir para seguir alguns procedimentos, eu simplesmente a ignorei. No meu caso, ele reiniciou e não saiu da área em que mostra a logo da Samsung. Foi ai que as Pampers foi necessária, dá um medo de “Bricar”, mas vai assistir um vídeo, relaxa pois é absolutamente normal demorar.
Instalando a Nova ROM (ou A Pressão Arterial Está Caindo)
Desligue o aparelho (mantenha o botão de ligar pressionado até ele apagar). Não tente iniciar ele normalmente pois o touchscreen ficará desabilitado, calma que você ainda não estragou o aparelho! É normal, continua lendo ai que falta chão ainda...
Agora ligue-o em Modo Recovery. Para isso, segure o botão de ligar+aumentar volume(+). Como o Rom Manager foi instalado e o superuser ativado, ele vai iniciar no modo de recuperação do próprio Rom Manager.
No Modo Recovery do Rom Manager, utilize as teclas de volume para subir e descer e a tecla de ligar para selecionar a opção.
Selecione:
Install Menu
 - choose zip from [internal ou external] sdcard
Selecione então o ROM que foi anteriormente copiado para o aparelho. Confirme a instalação (YES) e aguarde o fim da instalação (pode demorar alguns minutos, seja paciente).
Selecione:
- Go Back
   - reboot menu
      – reboot system
Ao reiniciar, será mostrada uma animação do CyanoMod. Essa primeira inicialização pode ser um pouco mais demorada que o normal. Para mim, durou quase 10 minutos. Aguarde e, se tudo correu bem, já vai abrir no Jujuba (Jelly Bean).
Instalando os Apps do Google (Ufa! Sobreviveu… mas ué?? Cadê o Google Play??)
Quando tudo dá certo, é realmente um alívio. Mas eu percebi que estava sem Google Play e o não estava reconhecendo o SIM Card também.
Para reconhecer o SIM Card, basta reiniciar o aparelho uma única vez, depois pode trocar à vontade que ele nem reinicia e reconhece numa boa.
Quanto ao Apps do Google. Lembram que, no começo do tutorial, vocês baixaram um arquivo dos gapps?
Desligue o aparelho normalmente.
Agora ligue-o em Modo Recovery. Para isso, segure o botão de ligar+aumentar volume(+).
No Modo Recovery do Rom Manager, utilize as teclas de volume para subir e descer e a tecla de ligar para selecionar a opção.
Selecione:
Install Menu
  - choose zip from [internal ou external] sdcard
Dessa vez, você vai selecionar o GAPPS (gapps-ics-20120429-signed.zip), que baixamos anteriormente. A instalação agora vai ser bem mais rápida. Espere instalar.
Selecione:
- Go Back
   - reboot menu
      – reboot system
 Dessa vez, o tempo de ligar o aparelho vai ser normal. Espere ele reiniciar e o Google Play, gTalk e os serviços do Google estarão lá normalmente.

Olha a imagem dele ai pronto! Muito rápido, 3G funcionando, wi-fi, só TV que não. Abraços espero que de tudo certo ai gente!




 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB