Carregar o celular ou tablet pela entrada USB estraga a bateria?

|

Como professor, sou bombardeado constantemente sobre dúvidas de várias áreas da TI. E esses dias um aluno levantou um questionamento no qual não soube responder. Fui obrigado usar a famosa técnica “Próxima aula te respondo...”. Se carregarmos a bateria do celular pela entrada USB do computador, estraga o celular? Mito ou verdade.

Entenda os prós e os contras dessa que é uma dúvida entre os milhões de usuários de aparelhos celulares com entradas USB.
Pesquisando sobre esse assunto na internet, achei então vários artigos sobre o assunto, porém o que vou tomar como referência é a matéria publicada pela TECHTUDO. Além do artigo explicar tudo muito bem, a Techtudo é um site muito idôneo. Em outros blogs e sites, achei muito mal explicado as dúvidas.

Carregar os aparelhos celulares pela tomada de energia elétrica é melhor, pois  a corrente elétrica fornecida por uma tomada, geralmente é de 1.000 mA e é constante. Agora a corrente elétrica fornecida por uma entrada USB não tem essa constância, não que isso seja ruim, mas o tempo gasto para recarregar a bateria é muito maior. E vale lembrar também que quanto mais aparelhos conectados ao PC, menor é a corrente fornecida.

Conclusão:

Carregar com cabo USB é muito bom para aquelas pessoas que não se importam que a recarga completa demore um pouco a mais - pois realmente demora -, além de trazer uma comodidade  maior pois os cabos USB também serve para a transferência de dados do celular para o computador. Mas a desvantagem do uso é que por demorar muito, o celular acaba que eleva sua temperatura e com isso diminui o tempo de vida de sua bateria, porém o celular não estraga e sim sua bateria que tem a vida diminuída.

Espero que com este post, eu tenha desmistificado algumas lendas e tirado as dúvidas sobre o fato de carregar um celular pela saída USB.

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB