Configurando o Notepad++ com Java

|

Notepad++ é um editor de texto e de código fonte de código aberto. Suporta várias linguagens de programação rodando sob o sistema Microsoft Windows e muito prático para quem está começando a estudar uma linguagem
de programação pois faz o aluno treinar diretamente com a linguagem sem acomodar com facilidades que algumas IDEs possuem (NetBeans, Eclipse, etc). Resolvi elaborar um tutorial de como instalar e configurar o Notepad++ no Windows 7 para compilar códigos em Java, então vamos lá!


Instalando o JDK
1º Passo: Antes de tudo, baixe o JDK de acordo com o seu sistema operacional (segura a tecla com a logomarca do Windows e depois pressione a tecla “pause/break”) conforme é mostrado abaixo:
 
Caso já saiba, escolha abaixo a versão do JDK correta para fazer o download.

- JDK Java 7 atualizado até 14/02/14 32 bits (baixar)
- JDK Java 7 atualizado até 14/02/14 64 bits (baixar)

2º Passo: O processo de instalação é bem simples, Depois de baixar vamos instalar o JDK. Execute o instalador e irá deparar com a seguinte tela: 
Clique em “Next” para continuar a instalação.
Novamente clique em “Next” para continuar, pois apenas está informando o local e quais itens serão instalados. Aguarde até que todos os itens sejam instalados.
 Clique em “Next” para confirmar o destino da instalação em seu disco e aguarde até o processo concluir.
 Caso desejar registrar o produto na Oracle, clique no botão “Product Registration Information”. Mas como vamos apenas instalar a ferramenta, clique no botão “Continue”.
 
Para ter certeza que o JDK já está integrado ao sistema, vá até o prompt de comando (Iniciar – Executar – digitar CMD e clicar no botão OK) e digite java –version e pressione a tecla enter. Se tudo der certo irá aparecer uma mensagem semelhante a essa imagem abaixo.
 
Configurando as Variáveis de Ambiente
3º Passo:  Aproveite que está no prompt e digite javac (comando para chamar o compilador em JAVA), se apareceu uma tela igual essa abaixo, teremos que configurar as variáveis do ambiente do Windows para reconhecer o compilador.
 
Vá nas propriedades do sistema (segura a tecla com a logomarca do Windows e depois pressione a tecla “pause/break”) e olhe ao lado esquerdo e clique na opção “Configurações avançadas do sistema”.
 
Clique no botão “Variáveis de Ambiente”. Em variáveis de usuário, clique no botão “Novo”. As variáveis de ambiente podem também ser definidas em “Variáveis do sistema” em vez de “Variáreis de usuário”. A diferença é que quando definidas em “Variáveis do usuário”, elas funcionam somente para o seu usuário, e em “Variáveis de sistema” funcionam para todos os usuários.
Surge a janela Nova Variável do usuário. No campo Nome da variável coloque o nome da variável conforme a tela abaixo “JAVA_HOME”, e no campo Valor da variável coloque o caminho referente à variável do jdk que instalou anteriormente “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.7.0_51” (sem as aspas). Clique no botão OK.
Agora localize nas variáveis do sistema a variável path e de um duplo clique nela. Irá aparecer uma janela para editar a variável (imagem abaixo). Coloque um ; (ponto e vírgula) no final dos endereços e apenas digite o endereço “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.7.0_51\bin”.
 
Em seguida, crie uma nova variável de sistema (clicando inicialmente no botão Novo) e coloque o nome classpath (caso existir, de um duplo clique nela) e endereço “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.7.0_51\lib;.;”.
 
De ok em todas as janelas, volte ao prompt de comando e digite novamente javac, se apareceu essa tela abaixo, seu computador poderá compilar e interpretar a linguagem JAVA!
 
Instalando a IDE Notepad++
4º Passo: Baixe o instalador do programa Notepad++ (Baixar).
Depois de baixar vamos instalar a IDE. Execute o instalador e irá surgir uma tela para confirmar o idioma de instalação, confirme no botão OK. Na tela que surge, apenas pressione o botão Próximo.
 Apenas pressione o botão Eu Concordo.
 
Confirme o local para a instalação do programa clicando no botão Próximo.
 
Como só queremos a instalação limpa sem nenhum plugin, clique no botão Próximo.
 
Marque apenas a opção “Create a Shortcut on Desktop”, para criar um atalho em sua Área de Trabalho. E clique em Instalar. Aguarde o processo.
 
Prontinho! Agora é só marcar em terminar, deixando a opção marcada para executar o programa! Se aparecer umas telas pedindo atualização de alguns plug-ins, pode cancelar pois não iremos precisar por enquanto disso.

Configurando a IDE Notepad++ para Compilar e Interpretar JAVA
5º Passo: Com o Notepad++ aberto, vá na barra de menu para abrir a tela de configuração de plug-ins: Plugins – Plugin Manager – Show Plugin Manager. Irá abrir a janela abaixo: 

Encontre e marque apenas o plugin NppExec e clique no botão install e aguarde aparecer alguma janela informando que o programa terá que reiniciar. Clique no botão Sim.
 
Agora com o plugin já instalado, vamos colocar os comandos para compilar e executar a linguagem Java. Vá em Plugins – NppExec – Execute...
 
Com a janela de executar comandos digite as linhas abaixo:
cd $(CURRENT_DIRECTORY)
javac "$(FILE_NAME)"
java "$(NAME_PART)"

Após digitar o comando, clique no botão Save... e dê o nome para esse script de “Compila e Executa”, só para facilitar na hora de criar o atalho.

Criando uma tecla de atalho para compilar e executar Java no Notepad++
6º Passo: Uma comodidade que gosto é poder apertar apenas uma tecla e Compilar e Executar. Vamos criar o atalho então!
Vá em Plugins – NppExec – Advanced Options... você irá depara com essa janela de configuração abaixo. Escolha na caixa Associated script o item que acabou de configurar atrás chamado Compila e Executa.

Marque a opção Place to the Macros submenu e clique no botão Add/Modify. E em seguida pressione o botão Ok. Caso aparecer alguma janela alertando que as modificações só deverão surgir efeito após reiniciar o programa pressione OK, feche e abra o programa novamente.
 Clique na Barra de menu em Macro. Veja que agora já foi colocado o item para Compila e Executa o código, mas vamos definir uma tecla de atalho para ele. Vá em Macro – Modificar atalho/Deletar macro...
 
Com a janela aberta, clique no botão Plugin commands e use a barra de rolagem para achar o plugin escrito Compila e Executa. De um duplo clique escolha a tecla que mais agradar (eu gosto da tecla F9 ^^). Confirme clicando no botão OK e close para fechar a janela.
 
Vamos testar para verificar se deu tudo certo? Primeiro precisa mudar o ambiente para Java. Vá na barra de menu em Linguagem – J – Java. Digite o código abaixo e lembre de salvar (Arquivo – salvar como...) com o mesmo nome após o class (Test). Feito isso agora é só pressionar a tecla de atalho definida anteriormente (F9) no meu caso e veja a compilação e execução no console abaixo! Prontinho!
 
Caso apresentou algum problema volte desde o início pois algum passo não foi bem feito. Ah, vale lembrar que fiz esse tutorial no Windows 7, para o Windows 8 eu tive que reiniciar o computador para fazer efeito! É isso ai pessoal, dá trabalho mas é só uma vez, depois é só usar a ferramenta! Bons programas! ;)

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB