Erros ao tratar erros em um programa

|

Ah os erros em um programa, atire o primeiro mouse  de bolinha quem nunca ficou irritado com aquelas janelas em linguagem extraterrestre que deixa até os cabelos do ... pé em pé! O estranho é que passamos anos estudando a forma de trata-los para que não assuste tanto o usuário e deparamos com erros que não há uma explicação convincente. Vamos analisar alguns...
"Ocorreu um erro enquanto exibe o erro anterior" - Imagina você errando ao falar que o outro está errado!?
Acho que não tem erro algum ai nesses termos de licença, ninguém lê mesmo!
Essa é clássica, uma janela está informando que ocorreu um erro com sucesso! É como se aparecesse uma mensagem no painel de seu carro "Seu motor acaba de fundir com sucesso!"
É claro que aqui o programador não criou mensagens e o programa mostrou o nome da rotina ou classe. E ficou com o sentido que o erro é que não apresentou erro.
Imagine a sua cara com essa mensagem "Teclado não está respondendo. Pressione qualquer tecla para continuar"
Eu penso que o programador quis fazer uma janela só para avisar o usuário que não ocorreu erro no programa. Mas que beleza hein!
Aqui foi mais um erro de calculo do algoritmo para mostrar quanto tempo vai durar a transferência.  Legal você avisar a uma pessoa que aquelas musicas que ele queria só vai demorar 46368 dias!
Aqui juntou uma mensagem de erro alertando que não foi possível iniciar um serviço no computador por que o erro  da "Operação completada com sucesso" ocorreu... IMAGINE EXPLICAR ISSO A UM ALUNO NO CURSO DE WINDOWS!
"Falha catastrófica" É de arrepiar os cabelos do pé!
Para ajudar a proteger seu computador, o Windows fechou esse programa: Windows Explorer
"O aplicativo falhou em desinstalar o driver. O processo de desinstalar irá continuar, mas o driver irá ser instalado." 

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB