Emulador de Vídeo Games Antigos

|

Não é só de programação que vive o Professor Rafael, ele também joga e muito! Já tomei muitas surras quando criança para deixar esse “vício” de lado. Quando surgiu os emuladores que faziam o seu computador fingir que era um Super Nintendo ou um Mega Drive, voltei a jogar jogos que antes eu só pensaria como seria. Mas após um certo tempo, achei um aparelho muito curioso que quando criança havia conversado numa roda de “muleques”. E se houvesse um aparelho que pudesse aceitar qualquer cartucho de vídeo game? Iria ser muito legal! Todos naquela época riram de mim (1994). 
E hoje meu sonho tornou realidade, descobri o aparelho Dingoo A320, uma espécie de “MP-Tudo” que reproduz vídeos, músicas e emula vídeo games e máquinas de fliperama! Na época (2010) o encomendei direto da China e paguei R$ 180,00 com o frete.  Pensa numa pessoa que ficou impaciente, demorou 1 mês de navio para chegar!


O legal que nele vem um cabo que você pode acoplar na TV e jogar nela diretamente! Ou até mesmo assistir filmes. Uma coisa eu aviso a quem se interessar por um: compre um na cor branca! Pois preto fica com as marcas de dedo e acaba que sempre está manchado, o branco esconde mais isso.
Cabos, manuais em chinês... é bem "ching ling" mesmo!
Dingoo A320 possui um processador de 400MHz e 32Mb de RAM que o fazem capaz de rodar tranquilamente a maioria das ROMs dos games dessa época, com poucas exceções. A interface  se baseia num direcional digital, 4 botões de ação e mais um L e R, além dos botões START e SELECT, tem saída USB, uma entrada para cartões SD, e uma saída de áudio para fones comuns.
Ele possui uma tela de 2.8″ LCD, resolução de 320×240, 65.5K de cores, a bateria dura aproximadamente 7h e a parte mais interessante é que não é necessário um formato especifico de arquivo para ele reproduzir os games, basta você jogar a ROM no mesmo formato que os emuladores de PC na memoria interna do aparelho por meio de um cabo ou passando para um cartão micro SD. Vale lembrar também que existem opções de memoria interna de 1, 2 ou 4GB, além de um slot para micro SD. A interface original lembra a XMB do PSP e do PS3 e é de fácil navegação.
Olha ele iniciando com o Linux depois de instalado! 
Seu sistema nativo que vem instalado já com alguns jogos é bem lento para jogar jogos de Mega Drive e Super Nintendo. Foi então através do blog que eu considero uma referência para quem curti jogos antigos o Gagá Games que vi um tutorial para a instalação do Linux nele e assim possibilitar até mesmo jogar jogos de outros vídeos games, como o Master System que também marcou minha infância.
O principal atrativo do Dingoo é mesmo o seu preço. Ele sai por pouco mais do que $83 (cerca de R$145,00) em sites como o Deal Extreme, sem contar eventuais impostos.
Alguém conhece o Mário?
De resto, valem as ressalvas de sempre. As ROMs que contém os jogos não vem com o aparelho (ele vem apenas com uns poucos jogos nativos). Elas são, digamos, "gratuitas", mas tem que ser procuradas na internet e baixadas. A pegadinha é que o uso de ROMs é considerado, via de regra, pirataria. Portanto, algo ilegal. Como o fabricante só disponibiliza o aparelhinho, a ilegalidade cai nos seus ombros, prezado comprador. Por outro lado, a maioria esmagadora desses jogos não é mais comercializada, e parece não haver interesse algum em fazê-lo, seja agora ou em um futuro próximo. Dessa forma, não deixam de ser abandonwares. 
Área de trabalho depois que instalei o Linux
Então, de um ponto de vista ético, não enxergo maiores problemas no seu uso, exceto pela questão legal. Fica a cargo do critério e do bom senso de cada um decidir se vai ou não utilizar uma determinada ROM. Se o jogo em questão estiver sendo comercializado de alguma maneira, melhor evitá-lo. Opções é que não faltarão, pode apostar.

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB