Tutorial Instalação e Configuração MySQL Server 5.1

|

Durante minhas aulas de banco de dados com MySQL, os alunos ficam perdidos quando chega em casa e vão instalar e configurar o Banco MySQL Server 5.1 em seu computador ou notebook! Por isso, resolvi montar um tutorial para explicar as etapas e procedimentos para instalar e configurar o banco de dados MySQL Server 5.1.
O primeiro requisito é saber qual o tipo do S.O. (Sistema Operacional) instalado em seu computador (Segura o logotipo do Windows no teclado e a tecla Pause/Break). Em versões do Windows Starter e Home Basic use o instalador 32 bits.


Caso for 64 bits, clique aqui.

Caso for 32 bits, clique aqui.

1 – Quando executar o instalador, clique em “Next” para começar a instalação.

2 – Escolha o tipo “Typical” para instalar com as configurações típicas em qualquer computador.

3 – O instalador irá apresentar qual o destino será instalado o MySQL Server 5.1, apenas clique em “Install” para continuar.

4 – Apenas informações sobre o MySQL Server, continue clicando em “Next”.

5 – Mais informações, clique em “Next” para prosseguir.

6 – Até aqui é tranquilo. Agora começa a configuração do Server. Deixe marcado o “configure the MySQL Server now” e clique no botão “Finish”.

7 – Irá surgir a tela de boas vindas para a instalação do Server. Clique apenas em “Next”.

8 – Deixe a opção “Detailed Configuration” marcada para que a gente possa escolher algumas opções durante a configuração. Clique em “Next”.

9 – Como a intensão é usar o MySQL Server para desenvolvimento de softwares, marque o item “Developer Machine” e depois clique no botão “Next”.

10 – Deixe a opção “Multifunctional Database” selecionada pois para desenvolvimento não prevemos se o banco pode ser transacional ou não transacional. Continue clicando no botão “Next”.

11 – Caso precisar informar algum driver para o InnoBD, selecione pelo botão de reticencias. Caso não, apenas clique no botão “Next”.

12 – Aqui eu prefiro deixar apenas 5 conexões com o Server. Marque a opção “Manual Setting” e determine apenas 5 conexões. Clique em “Next”.

13 – Essa parte é importante! Marque “Add firewall exception for this port”, senão o Forewall de seu computador não irá permitir os serviços do MySQL Server. É recomendável deixar essa porta (3306) e a o modo estrito “Enable Strict Mode”. Continue dando um clique no botão “Next”.

14 – Apenas clique no botão “Next”. A menos que queira determinar a entrada de caracteres do tipo “Chinês” ou “Árabe”.

15 – Marque as opções acima e clique em “Next”.

16 – É importante registrar alguma senha para o banco. Caso queira deixar em branco (Sem senha) desmarcar a opção “Modify Security Settings”. Após isso, clique em “Next”.

17 – Se deu tudo certo, será apresentada essa tela. Caso o item “Start Service” aparecer um X vermelho, desinstale o MySQL Serve, use algum programa de limpar registros (CCleaner) reinicie o computador e comece novamente. Eu já tive casos no Windows 7 Starter Edition que não passava desse item e infelizmente não consegui achar o motivo.

18 – Após a instalação, verifique pelo Command Line Client se o serviço está ativo. (Iniciar – Programas – MySQL – MySQL Server 5.1 – MySQL Command Line Client). Coloque a mesma senha cadastrada inicialmente na instalação e pressione Enter. Se fizer um beep e fechar a tela, é por que errou a senha. Se mostrou essa tela, está devidamente instalado e configurado o MySQL Server em seu computador!

Eu já tive um computador que tive que desarmar o antivírus que bloqueava o serviço do MySQL Server. Caso tiver problemas, tente essa dica. Bons estudos!

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB