Pen drive wireless? Sim, Wi-Drive!

|

Olá a todos que acompanham o blog! Estava fazendo umas cotações de HD externo para um amigo na internet esses dias e me deparo com uma nova tecnologia já presente nos mercados.

É o Wi Drive! Calma não é um drive do console Nintendo Wii. O Wi-Drive é o típico gadget que, à primeira vista, parece meio inútil: é uma peça de plástico achatada pouco menor que um smartphone que serve para armazenar dados e compartilhar conteúdo, via Wi-Fi, com telefones e tablets.
O que é legal? Tem um SSD de 16 GB lá dentro. A ideia é simples: você conecta o Wi-Drive (opções de 16, 32 e 64 GB) ao computador com um cabo USB, copia diversos arquivos de mídia e recarrega a bateria interna do dispositivo.

Depois, é só apertar o botão na lateral para ligar o Wi-Drive e ele ativa um ponto de acesso Wi-Fi (chamado, claro, de Wi-Drive) que pode ser acessado de qualquer dispositivo Wi-Fi (g/n). Dá para configurar senha nele, se quiser, para aumentar a segurança. O Wi-Drive consegue lidar com três aparelhos conectados ao mesmo tempo . O iPad e Android ao mesmo tempo!

A Kingston tem aplicativos do Wi-Drive para iOS (iPad e iPhone) e para Android. Basta selecionar a rede Wi-Drive, abrir o app e pronto, sair navegando entre os arquivos.

Acho que vale a pena destacar o potencial desse produto como uma maneira simples e fácil de compartilhar/transferir aquivos diversos — como um documento ou apresentação — para um ou mais dispositivos (até de diferentes modelos e marcas) ao mesmo tempo, além do fato dele também poder assumir o papel de “disco externo”, algo que pode ser particularmente útil para os usuários de iPad e iPhone que não possuem meios de aumentar a sua memória interna. 

Outra forma de uso interessante, seria para quem é professor após terminar uma aula e o aluno querer acessar o material, disponibilizar o wireless dele aos smartphones dos alunos para acessarem o conteúdo e baixar. Muito melhor que ficar gravando pen drive por pen drive.
Atualmente, achei um de 16 GB valor de R$ 151,22 no balão da informática (clique aqui). É pouco espaço de armazenamento, sim! Mas para quem deseja compartilhar apenas slides, documentos de textos ou planilhas já está de bom tamanho! Acredito que futuramente, a maioria dos dispositivos de armazenamento terão essa possibilidade de troca de dados sem fio! Muito interessante!

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB