Evolução dos dispositivos de armazenamento - Parte II

|

Continuando o post sobre Evolução dos dispositivos de armazenamento - Parte I, vimos como foi duro chegar no armazenamento compacto e fácil para transporte pessoal de dados. 
Cartucho de memória ROM

A memória ROM (do inglês, Read Only Memory - Memória Somente de Leitura) é um tipo de circuito integrado contendo um programa em seu interior. Este programa não pode ser modificado durante o seu uso, daí o seu nome "somente leitura". Outra característica é que o seu conteúdo não é apagado quando a sua alimentação é cortada, ao contrário do que ocorre com as memórias RAM. Um software quando está gravado no interior de uma memória ROM passa a ser chamado de "firmware". As memórias ROM possuem inúmeras aplicações, como cartuchos de videogame (o "jogo", ou seja, o programa, é armazenado em um circuito deste tipo).

Evolução dos dispositivos de armazenamento - Parte I

|

Atualmente estamos vivendo um período fantástico em questão de armazenamento. Podemos levar musicas, fotos, filmes, jogos, programas e trabalhos escolares em um chaveiro. Temos a "computação nas nuvens" caso possuir apenas o acesso a Internet para acessar seus dados aonde quiser. E durantes minhas aulas, percebo que meus alunos não sabem o quanto sofremos ao transportar um disquete com trabalhos importantes e que uma pequena dobra já deixava inutilizável. Resolvi pesquisar algumas imagens e informações sobre dispositivos de armazenamento, e olha que apareceu cada mais interessante que outro.

A Evolução do Windows

|

Uma coisa é certa a Microsoft se tornou muito presente na vida dos brasileiros, me recordo de uma época que eu usava o Windows 98 SE era sensação do momento. Lembro também da frustração quando instalei o Windows ME. De quando dei aula de informática básica usando o Windows XP.  E quando frustrei novamente instalando o Windows Vista. Agora em 2012 está previsto o lançamento do Windows 8 em comemoração a história do sistema, coloquei uma pequena timeline da evolução do mesmo.

1985 Windows 1.0

Como recuperar arquivos se o Windows não inicia

|

Algum dia você já deve estar utilizando seu computador com alguma versão do Windows instalado nele e do nada ao ligar, se depara com uma situação de deixar os cabelos do joelho em pé! O computador não inicia! E agora? 
Há tantos motivos para o computador não iniciar: queda de luz, vírus, problemas no HD e por ai vai. O certo mesmo é fazer um backup mensalmente com seus arquivos mais importantes em um HD externo ou um DVD.

Apostilas JAVA J.E.D.I

|

O DFJUG (www.dfjug.org) é um grupo de professores e estudantes que tem entre seus objetivos ensinar de forma livre e gratuita a linguagem Java e as tecnologias associadas. Para quem tem interesse em aprender JAVA o material oferecido por esse site é muito interessante, pois aborda a prática da linguagem de programação com apresentação em slide e apostila.

Programando na Linguagem C para iniciantes

|

Essa apostila é bem prática e resumida para quem está começando na linguagem de programação C e tem dificuldades em compreender termos técnicos em livros. Vale a pena baixar. Bons estudos!

Conteúdo
1 Introdução à Programação
2. Introdução à Linguagem C
3. Estruturas de seleção
4. Estruturas de repetição
5. Funções e ponteiros

Simulador de instalação do Win XP e detecção de defeitos

|

Simulado de instalação do Windows XP é um utilitário que irá lhe ajudar a aprender como instalar o Windows XP no seu PC. Ele funciona de maneira bastante real, simulando de maneira perfeita todos os passos da instalação do Windows XP, incluindo todas as telas de instalação.

Ferramenta DEV C++

|

Dev-C++ (também conhecido como Dev-Cpp) é um ambiente de desenvolvimento integrado livre que utiliza os compiladores do projeto GNU para compilar programas para o sistema operacional Microsoft Windows. Suporta as linguagens de programação C e C++, e possui toda a biblioteca ANSI C, além de algumas bibliotecas similares às da Borland Turbo C, como por exemplo a conio2.h, que pode ser baixada gratuitamente na página daBloodshed Software.
O desenvolvimento do software foi descontinuado. Sua última versão é a 4.9.9.2, data de fevereiro de 2005. Um IDE alternativo é o Code::Blocks, também gratuito.

Programa DIA

|

Este programa auxilia os analistas e desenvolvedores de sistemas na criação e integração dos diagramas de dados da UML com a lógica. Com ele é possível especificar recursos, transações, trocas de comunicação, plano de custos com tempo, esforço, entre outras. Além disto, além de modelagem de negócio voltada para informática, também é possível montar diversos tipos de diagramas e fluxogramas.

Programa DB Designer

|

Editor visual para criação de banco de dados em MySQL que integra criação, modelagem, desenvolvimento e manutenção dos bancos em um ambiente gráfico simples e agradável. Possui uma função que permite exportar tabelas ou bancos inteiros em diversos formatos ou em formato texto (apenas as sintaxes SQL).

Programa VISUALG

|

Visualg é um interpretador de algoritmos extremamente fácil de usar, sendo indicado para uso acadêmico. O programa possui sua linguagem parecida com o Portugol, adotada em cursos e já conhecida por vários programadores brasileiros.

Apostila Montagem e Manutenção de Computadores

|

Encontrar um livro que seja atualizado para cursos de Montagem e Manutenção sempre foi complicado. A cada mês o conteúdo é atualizado e precisa ser revisto. Para isso, essa apostila foi confeccionada para apoiar os alunos do curso Técnico em Informática.

Apostila DB Designer

|

Alunos, professores e profissionais da área da Informática sabem quanto é importante ter um modelo de dados, e é exatamente o que o DBDesigner faz para você: auxilia e cria modelo de banco de dados onde é possível ver falhas de um determinado sistema. Além disso, após você criar as suas tabelas, você pode gerar scripts para SQL, imagem entre outros, o que acaba facilitando muito a sua vida. A apostila mostra como utilizar a ferramenta e conceitos de modelagem de banco de dados. 

Apostila VISUALG

|

A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol". Apostila prática com exemplos e conceitos de programação utilizado na ferramenta VISUALG.

Programação para Tablets e Smartphones usando Android

|

Olá a todos! Eu quero compartilhar uma ideia que tive há uns dias atrás, na verdade com a rotina em dar aulas de programação escuto constantemente dos alunos:
"Mas professor, qual linguagem de programação é mais usada aqui em Rondonópolis? Qual dá mais dinheiro?" 
Aqui em Rondonópolis-MT a linguagem Delphi ainda domina o mercado. Mas não por muito tempo! Já é uma realidade algumas empresas estarem migrando para Java. Outras preferem permanecerem com .NET. Mas um mercado que vejo não só aqui na cidade mas em qualquer região crescer  é da computação móvel com a venda de tablets e smartphones. 

Qual a diferença entre Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação?

|

Para planejar e construir computadores, criar sistemas que integram hardware e software e produzir máquinas e equipamentos computacionais, o curso de Engenharia da Computação é o ideal. 

Já Ciência da Computação prepara o profissional para desenvolver softwares em qualquer área do conhecimento. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos e gerencia equipes . O curso de Sistemas de Informação forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados. Sua atividade é criar e instalar programas para facilitar consultas.

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB