Evolução dos dispositivos de armazenamento - Parte I

|

Atualmente estamos vivendo um período fantástico em questão de armazenamento. Podemos levar musicas, fotos, filmes, jogos, programas e trabalhos escolares em um chaveiro. Temos a "computação nas nuvens" caso possuir apenas o acesso a Internet para acessar seus dados aonde quiser. E durantes minhas aulas, percebo que meus alunos não sabem o quanto sofremos ao transportar um disquete com trabalhos importantes e que uma pequena dobra já deixava inutilizável. Resolvi pesquisar algumas imagens e informações sobre dispositivos de armazenamento, e olha que apareceu cada mais interessante que outro.


Fita Perfurada (Paper Tape)
Uma antiga forma de armazenamento de dados consistia numa longa tira de papel, na qual eram perfurados buracos para armazenar informações. Foi usado largamente em boa parte do século XX para a comunicação em aparelhos de telex, e nas máquinas elétricas industriais CNC (Controle Numérico Computadorizado). Os dados são representados pela presença ou ausência de um orifício em determinado lugar. As fitas originalmente possuíam cinco buracos em cada fila, mas outras mais adiante passaram a possuir 6, 7 e até 8 furos por fila.



Cartão Perfurado
O Cartão perfurado foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith, fundador da Tabulating Machine Company, que se tornou a IBM, para sistemas de informação não têxteis. Esses cartões foram os grandes precursores da memória usada em computadores. Nos primeiros computadores, os cartões perfurados eram o meio de incluir dados e comandos nas máquinas. Até bem recentemente, alguns sistemas ainda utilizavam este tipo de equipamento.


Fita Magnética
É uma mídia de armazenamento que consiste em uma fita plástica coberta de material magnetizável. A fita pode ser utilizada para registro de informações analógicas ou digitais, incluindo áudio, vídeo e dados de computador. As fitas estão disponíveis em rolos, cassetes ou cartuchos.



Disco Removíveis
O primeiro disco rígido removível foi lançado pela IBM. Era o "IBM 1311 Disk Storage Drive". O disco conseguia armazenar 2 milhões de caracteres (2MB).



Cartuchos de Fita Magnética
Agora os cartuchos possuem um único rolo: a fita se apresenta ou como um laço sem fim (de forma que um único rolo possa atuar como doador e receptor) ou com uma guia inicial que é adaptada a um segundo rolo embutido no dispositivo de leitura e gravação.



Disquete
Disquete é um disco de mídia magnética removível, para armazenamento de dados. Pode ter o tamanho de 3,5 polegadas com capacidade de armazenamento de 720 KB até 2,88 MB, embora o mais comum seja o de 1,44 MB, ou 5,25 polegadas com armazenamento de 160 KB até 1,2 MB.



Fita Cassete Compacta
O cassete era constituído basicamente por 2 carretéis, a fita magnética e todo o mecanismo de movimento da fita alojados em uma caixa plástica. Isto facilitava o manuseio e a utilização, permitindo que a fita fosse colocada ou retirada em qualquer ponto da reprodução ou gravação, sem a necessidade de ser rebobinada como as fitas de rolo. Com um tamanho de 10cm x 7 cm, a caixa plástica permitia uma enorme economia de espaço em relação às fitas tradicionais.

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB