Evolução dos dispositivos de armazenamento - Parte II

|

Continuando o post sobre Evolução dos dispositivos de armazenamento - Parte I, vimos como foi duro chegar no armazenamento compacto e fácil para transporte pessoal de dados. 
Cartucho de memória ROM

A memória ROM (do inglês, Read Only Memory - Memória Somente de Leitura) é um tipo de circuito integrado contendo um programa em seu interior. Este programa não pode ser modificado durante o seu uso, daí o seu nome "somente leitura". Outra característica é que o seu conteúdo não é apagado quando a sua alimentação é cortada, ao contrário do que ocorre com as memórias RAM. Um software quando está gravado no interior de uma memória ROM passa a ser chamado de "firmware". As memórias ROM possuem inúmeras aplicações, como cartuchos de videogame (o "jogo", ou seja, o programa, é armazenado em um circuito deste tipo).

Disco óptico
Os discos ópticos têm como principal vantagem o armazenamento de grandes quantidades de informação a um baixo custo e por serem imunes às radiações eletromagnéticas. O formato Laserdisc foi o primeiro formato de armazenamento ótico disponível para o público, embora fosse majoritariamente analógico adquiriu algumas funções digitais com o passar do tempo. É o predecessor do CD. Hoje as mídias aumentaram sua capacidade de armazenagem e DVDs e Blu-rays estão cada vez mais em uso.

Disco óptico magnético
Os Discos Ópticos Magnéticos (MO) são um nicho de mercado ideal para empresas ou indústrias que que processam grandes volumes de gestão de documentos. Ao contrário dos CDs, as mídias MO permitem a regravação de dados sem limitações.
  
Zip Drive
O Zip drive é um sistema de disco removível de média capacidade, introduzido pela Iomega em 1994. O Zip Drive usa mídias menores (aproximadamente o tamanho de um disquete 3.5"). Isto resultou em um disco que tem tudo da conveniência do disquete 3.5", mas armazena muito mais dados, com desempenho que é muito mais rápido que um floppy drive (entretanto não diretamente competitivo com discos rígidos). O Zip Drive original teve uma taxa de transferência de dados de cerca de 1 Mb/s e um tempo de busca de 28 milissegundos em média, comparado aos 500 Kbit/s de taxa de transferência de um disquete de 1.44 MB e várias centenas de milissegundo de tempo de busca.


Cartão memória Flash
Cartão de memória ou cartão de memória flash é um dispositivo de armazenamento de dados com memória flash utilizado em videogames, câmeras digitais, telefones celulares, palms/PDAs, MP3 players, computadores e outros aparelhos eletrônicos. Podem ser regravados várias vezes, não necessitam de eletricidade para manter os dados armazenados, são portáteis e suportam condições de uso e armazenamento mais rigorosos que outros dispositivos baseados em peças móveis. Os primeiros modelos guardavam até 2MB de dados; hoje esse número pode alcançar até 128GB.

Microdrive
Microdrives são pequenos discos rígidos com cerca de 1 polegada de diâmetro encapsulado no formato CompactFlash Tipo II. Foi desenvolvido pela IBM com capacidade de 170MB. A divisão de armazenamento magnético da empresa foi vendida à Hitachi em dezembro de 2002 juntamente com a marca Microdrive. Desde então, outras empresas (como Seagate e Sony) passaram a venderprodutos semelhantes. Apesar de serem fisicamente compatíveis com qualquer entrada CF II, consomem mais energia e por isso podem não funcionar em alguns aparelhos, além de ser mais sensível a impactos e mudanças de temperatura.


Conexão USB
É um tipo de conexão que permite a conectar periféricos sem a necessidade de desligar ocomputador. Antigamente, instalar dispositivos em um computador obrigava o usuário a abrir a máquina. Com o surgimento do padrão USB diminuiu toda a complicação existente na configuração desses dispositivos. Hoje, com o surgimento das mídias USB removíveis este padrão é o formato a ser batido.


Computação nas nuvens
Com a disseminação das redes locais e da internet, ficou mais fácil utilizar a rede para guardar arquivos e fazer backup de dados. Não é necessário usar mídias físicas e nem drives externos para levar, de um computador para o outro, todas as informações utilizadas por você no dia a dia.

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB