As 10 profissões mais estressantes

|

Recebi uma marcação no meu Facebook em uma reportagem feita no site do terra sobre as profissões mais estressantes. Eu fiquei surpreso em ver o resultado de uma pesquisa feita pelo instituto SWNS envolvendo mais de 3000 pessoas de várias profissões, acredito que a profissão militar é mais estressante. Mas vamos analisar se você tem razão quando reclama que sua profissão é estressante.

10º Líder Religioso
Neste tipo de profissão não importa qual seja religião. O guia espiritual tem uma demanda de estresse quase contínua, gerada pela falta de rotina. Um líder religioso pode receber, a qualquer momento, um chamado para atender um fiel desesperado, dar conselhos, atender uma família que acabou de perder um ente querido, entre outros. Por exercer uma profissão que visa levar conforto ao próximo, muitas vezes o religioso opta por abdicar do descanso para exercer seu papel de guia.


9º Operário
Trabalhar em fábrica pode ser uma das profissões mais estressantes. A linha de produção exige uma corrida contra o tempo e qualquer tipo de falha, seja humana ou no equipamento, pode atrasar a produção. Os cuidados com a segurança também são importantes, já que o descuido pode gerar contusão ou demissão.


8º Gerente de operações
Coordenando a equipe de produção está o gerente de operações. Se ocorre algum erro na linha de produção, a responsabilidade cai imediatamente sobre este profissional. Além de gerenciar pessoas, ele é responsável pelo funcionamento de um processo complexo e contínuo, não podendo cometer nenhum descuido.


7º Coordenador de recursos humanos
O profissional desta área tem a tarefa de lidar diretamente com as pessoas, sentimentos e frustrações. O profissional de recursos humanos enfrenta a alegria de uma admissão, mas sempre se depara com a frustração das demissões. Além desta parte emocional, o profissional de recursos humanos é responsável por diversos detalhes dentro de uma empresa. Quanto maior número de funcionários, maior será o desgaste deste profissional.


6º Gerente financeiro
O contador ou profissional da área de finanças lida diretamente com o coração de qualquer empresa. Ele é responsável pelos balanços, fechamentos e relatórios. Assim como na área de Recursos Humanos, ele tem que administrar diversos funcionários, tomando conta de folhas de pagamento e benefícios. Sem falar que em certas épocas do ano, este profissional trabalha dobrado, como final de ano.


5º Professor
Professor e profissionais de ensino lidam diretamente com crianças e adultos em formação. Muitas vezes a rotina destes profissionais é demasiadamente desgastante, gerando muito estresse e problemas de saúde. Um estudo realizado no Brasil pela FUNDACENTRO apontou que existem diversos desafios a serem enfrentados na área da educação, como a exposição dos professores a temperaturas inadequadas, ruídos, superlotação de sala e cansaço pelas longas jornadas.


4º Operador de telemarketing
Com certeza você já dever ter se estressado com algum atendente de telemarketing que ligou de manhã de um domingo para vender alguma assinatura de revista.  Este tipo de profissional lida com o estresse de várias maneiras. O profissional de telemarketing precisa atingir metas, a custo de um salário baixo e condições de trabalhos não muito favoráveis. Ouvir reclamações dos clientes é apenas um dos motivos de estresse destes profissionais.


3º Engenheiro 
A área da engenharia é ampla, mas todas elas envolvem responsabilidade. O engenheiro, geralmente assina o projeto que participa e é o responsável por qualquer tipo de imprevisto. O salário pode ser bom, mas a rotina de um engenheiro exige muito esforço mental e o desgaste são sempre contínuos.


2º Médico
Outra das profissões mais visadas do mercado, a medicina pode gerar estresse físico e emocional. O médico ou cirurgião lida diretamente com pessoas, que se recuperam ou, muitas vezes, não sobrevivem. Por mais que a profissão peça um distanciamento, nem sempre isso é possível. Além do fator emocional, existem as questões das cargas horárias, que nem sempre seguem uma lógica saudável. Se o médico ainda fizer plantão em hospitais públicos, esta cargas de estresse pode dobrar.


1º Profissional de TI
A área de Tecnologia da Informação é uma das que mais cresceram no mundo na última década e ainda precisa desesperadamente de profissionais para preencher a demanda nas empresas. O profissional de TI, na maioria das vezes, é responsável por uma rede de informação complexa e com vários usuários.
Como todos sabemos, as máquinas nem sempre funcionam da maneira pelo qual foram programadas e, por este motivo, o profissional de TI sempre terá trabalhos complexos para resolver, durante todo o expediente. Talvez o fato mais estressante para este profissional seja ouvir reclamações rotineiras e quando algo não sai como o combinado, certamente recai sobre ele.
Fonte: Terra Profissões

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB