Tutorial de Instalação do JDK e IDE Netbeans 7.1

|

Esse tutorial geralmente eu mostro a turma quando vou iniciar um curso de Linguagem em Programação Java. Como instalar e configurar o JDK e a IDE. O JDK é um kit desenvolvido pela Oracle (Atual detentora da SUN) para compilar e interpretar a linguagem JAVA. Sem ele sua programação feita por códigos não passará de meros textos sem sentido para um computador. A IDE ajuda bastante no preenchimento automático de algumas funções e no desenvolvimento de aplicação com suporte a interface GUI Swing (janelas, botões, etc).
Instalando o JDK (Java Development Kit)
1º Passo: Antes de tudo, baixe o JDK de acordo com o seu sistema operacional (segura a tecla com a logomarca do Windows e depois pressione a tecla “pause/break”) conforme é mostrado abaixo:

JDK 7.2 Windows 32 bits (79,5 MB) – Baixar

JDK 7.1 Windows 64 bits (87,3 MB) - Baixar

2º Passo: Depois de baixar vamos instalar o JDK. Execute o instalador e irá deparar com a seguinte tela: 
Clique em “Next” para continuar a instalação.

Novamente clique em “Next” para continuar, pois apenas está informando o local e quais itens serão instalados. Aguarde até que todos os itens sejam instalados.

Clique em “Next” para confirmar o destino da instalação em seu disco e aguarde até o processo concluir.

Caso desejar registrar o produto na Oracle, clique no botão “Product Registration Information”. Mas como vamos apenas instalar a ferramenta, clique no botão “Continue”.

Para ter certeza que o JDK já está integrado ao sistema, vá até o prompt de comando (Iniciar – Executar – digitar CMD e clicar no botão OK) e digite java –version e pressione a tecla enter. Se tudo der certo irá aparecer uma mensagem semelhante a essa imagem abaixo.

Pronto! Seu computador agora poderá compilar e interpretar a linguagem de programação Java!

Instalando a IDE NetBeans 7.1
Uma IDE (Integrated Development Environment) ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento, é um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo. O NetBeans é uma IDE de aplicação de código aberto feita para auxiliar os desenvolvedores na criação de aplicativos em diferentes plataformas, utilizando tecnologia Java para isto. Seu processo de instalação é fácil, porém é necessário que antes tenha instalado o JDK.

Netbeans 7.1 instalador (249 MB) – Baixar

1º Passo: Após baixar o instalador execute-o clicando duas vezes com o botão esquerdo do mouse e espere descompactar os arquivos. Como o instalador já está em português clique no botão “Próximo” para continuar.

Marque a opção “Eu aceito os termos no contrato de licença” e clique no botão “Próximo”.

Agora, marque também a opção para instalar o JUnit (Eu aceito os termos no contrato de licença. Instalar JUnit). Pois em algum momento sua aplicação poderá utilizar um JUnit. Clique no botão “Próximo”.

Esta parte é importante. Se não instalou o JDK, a instalação não poderá continuar. Mas se instalou veja que o caminho automaticamente será preenchido no campo do JDK. Como está tudo certo vamos apenas clicar no botão “Próximo” para continuar a instalação.

Só informando qual o destino do Glassfish a ser instalado. Continue a instalação (Clicar no botão Próximo).
Será mostrado agora um resumo do local e do que será instalado. Clique no botão “instalar” e espere o processo de instalação. Dependendo da configuração de seu hardware (memória RAM, processador) poderá demorar de 5 a 10 min.

Concluído a instalação, deixe marcado a opção “Contribua para o projeto do netbeans, fornecendo dados de uso anônimos”. Pois assim você ajuda enviando dados e problemas que apresenta na ferramenta e o pessoal da Oracle melhora cada vez mais. Agora é só finalizar clicando no botão “Finalizar”.

Pronto! Agora execute o programa Netbeans 7.1 (geralmente demora para abrir) e no próximo post ensino a desenvolver o primeiro programa em Java. Até lá.

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB