Tutorial de Instalação do JDK J2ME

|


Olá pessoal, prontos para entrarem de férias, final de ano bem ai, mas aqui não para não! A tecnologia Java ME foi originalmente criada para lidar com as restrições associadas à criação de aplicativos para pequenos dispositivos. Para essa finalidade, a Oracle definiu o básico para a tecnologia Java ME para acomodar esse ambiente limitado e possibilitar a criação de aplicativos Java executados em dispositivos pequenos com memória, vídeo e capacidade de processamento limitados. O curso de dispositivo móvel está com força total e resolvi montar um tutorial para a instalação e configuração do J2ME para ajudar alunos desse curso a poderem instalar em seus computadores em casa e a quem se interessar.

1º Passo: Baixar o JDK J2ME que é responsável pela compilação e interpretação do código java. É necessário antes verificar qual o tipo de seu S.O. (32 bits ou 64 bits). Se for o windows XP, pode baixar o 32 bits. Se for o Windows 7 ou 8, segura no teclado o logotipo do Windows + a tecla “Pause/Break” e leia na tela qual a especificação como o meu aqui:

Link JDK J2ME 32 bits – clique aqui.

Link JDK J2ME 64 bits – clique aqui.

2º Passo: Agora que já fez o download da versão correta ao seu sistema, clique 2 vezes sobre o instalador que acabou de fazer o download. Vai abrir uma janela solicitando alguma ação, conforme a janela abaixo. Clique no botão “Executar”.

3º Passo: Nessa tela apenas clique no botão “Next”.

4º Passo: Será apresentada a você a opção de escolher quais componentes podem ser instalados. Eu recomendo não escolher nada, deixe todos conforme estão ai e apenas clique no botão “Next”. Aguarde, pois normalmente demora um pouco.

5º Passo: Após a verificação se o teu computador atende os requisitos mínimos, será apresentado uma tela informando aonde será instalado. Prefiro não mudar esse local. Apenas clique no botão “Next”. E aguarde a instalação.

6º Passo: A instalação foi concluída com sucesso! Agora precisamos ativar o JDK J2ME em uma IDE. Podemos usar a ferramenta Netbeans (tutorial de instalação aqui).

7º Passo: Abra a ferramenta NetBeans 7.2 instalada em seu computador e vá em “Arquivo – Novo Projeto”. Conforme mostra a janela abaixo, escolha a categoria JAVA ME. Na área ao lado, escolha o projeto Aplicação Móvel e pressione o botão próximo.

8º Passo: Crie qualquer nome ao projeto e clique no botão “Próximo”! Deixe marcado a opção “Criar Hello MIDlet” pois apenas vamos testar se a instalação do JDK está certa.

9º Passo: Deixo o dispositivo padrão “DefaultCldPhone1” e marque as útlimas “bolinhas” da configuração do dispositivo e perfil como ilustra a imagem abaixo e depois clique no botão próximo.

10º Passo: Apenas clique no botão “Finalizar”. Apenas precisamos ativar o J2SE.

Pronto! A pasta de projetos criou um projeto para dispositivo móvel e se pressionamos a tecla “F6” um emulador de dispositivo móvel irá testar a aplicação. Não será mostrado nada pois não fizemos a codificação. Mas a ideia é ajudar alunos a instalarem o JDK sempre que necessitarem. Bons estudos galera até a próxima!

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB