Tutorial Instação Eclipse Android

|


Um programa para desenvolver aplicação em Android pode ser encontrado de várias formas. Mas uma forma mais integrada e fácil de usar que o Eclipse com o plugin Android eu desconheço ainda. Mas conforme comentei no Curso em Programação em Dispositivos Móveis, acoplar esse plugin Android no Eclipse dá uma dor de cabeça. Não é difícil, mas tem momentos que você faz aquela pergunta “Aonde errei?” por derrepente o plugin não funcionar mais no Eclipse.
Mas, como eu não gosto de dificultar a vida dos meus alunos, pois a vida deles já é muito difícil, achei uma versão já integrada com o plugin e prática de usar. Basta apenas configurar o SDK Manager e começar a programar!
Antes de começar a instalar, verifica qual é a versão de seu S.O (Sistema Operacional) se é 32 ou 64 bits. Tecla do Windows no teclado + a tecla Pause/Break é um atalho mais fácil para isso.
Verifique também se o JDK Java está instalado juntamente com o JRE (clique aqui para saber como).

Eclipse com Android + Instalador SDK Android – Versão Windows 32 bits (clique aqui).
Chave no MEGA : K8SWq3_iYCRNxrlFjINw-Fup-O5DhRzpWEDOjcP6mTU

Eclipse com Android + Instalador SDK Android – Versão Windows 64 bits (clique aqui).
Chave no MEGA: G2hYomplnkoIheKrnyMz-x2-EJd0l1CseyrEAa_M2-g

Descompacte o arquivo baixado e comece pelo “SDK Manager” primeiramente para configurar o emulador android.
Eu sempre recomendo baixar 2 API (Interface de Programação de Aplicativos). A API Android 2.3 e a Android 4.0. Pois se desenvolver uma aplicação para essas duas versões de Android, você vai conseguir mercado com aparelhos baratos, caros, smartphones e tablets.

Então marque as opções das API’s desejadas (Android 4.0 e 2.3 ) juntamente com todos os itens da pasta “Tools”. Aguarde o programa baixar todos esses pacotes selecionados pela Internet que geralmente demora um pouco.

Finalizado esse processo, abra a pasta eclipe e selecione o item “eclipse.exe” e envie como atalho para a área de trabalho. Em seguida abra.

Agora vamos cria um projeto Android e testar se tudo está correto. Vá na barra de menu “File – New – Other...”.Na pasta Android, escolha o item “Android Aplication Project”. Avance clicando em “Next”.

Digite apenas no campo “Application Name” o nome Teste. (automaticamente irá preencher os outros) Escolha o campos abaixos de acordo com a versão Android que está desenvolvendo. No meu caso quero testar na versão FROYO 2.2. Avance clicando em “Next”.

Como só queremos testar se o programa está tudo certo com o SDK, deixe marcado os itens “Create activity e Create Project in Workspace”. Clique em “Next”.

Verifique se está marcado “create Activity” juntamente com o item BlankActivity e clique em “Next”.

Conclua a criação do projeto clicando em “Finish”. E aguarde, pois geralmente nesse processo, ele irá criar um conjunto de várias pastas e arquivos. Pode parecer que travou, mas é normal acontecer isso.

Depois de criar o projeto, temos uma tela parecida com um dispositivo Android. Precisamos também configurar sua execução para ver no emulador. Na barra de menu, escolha Run – Run configurations..

Na categoria ao lado esquerdo, clique com o botão direito do mouse sobre o item “Androi” e escolha “New”. Escolha a pasta o projeto no botão “Browse...” e de um nome para entender que essa configuração é baseada nesse projeto no campo “Name”. Por isso coloquei o mesmo nome do projeto.

Na aba “Target” defina o AVD clicando na versão emulada criada para testar as aplicações. Se por acaso não tiver nada, vou montar um outro post de como configurar o AVD (clique aqui). Após isso clique no botão “Apply” e depois no botão “Run”.

Pronto! O eclipse jogou o aplicativo “teste” para o emulador e agora é só começar a programar em Android! Bons estudos!

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB